Porque inovação não vem de pesquisa de mercado

ipod-family.jpg
É comum ouvir grandes organizações vangloriarem-se de produtos “inovadores”, quando na verdade não passam de progressões tecnológicas ou otimizações. Onde está a última inovação da microsoft ?! Surface ?!?! Rárá.

Inovações mudam e criam mercados. Quem imaginaria que, dentre tantos mp3 players existentes há alguns anos atrás, poderia criar-se um aparelho com formato proprietário, sem tocador de rádio e mesmo assim levar a loucura milhões de consumidores ? Steve Jobs imaginou.

Para onde uma pesquisa de mercado levaria uma empresa que desejasse entrar no mercado de mp3 players ? Com certeza, à criação de um aparelho com trocentos gb de armazenamento, recepção de rádio, talvez TV, compatível com diversos formatos e “muito mais”. Inovação zero.

A verdade é que os pessoas não sabem o que querem. Quando questionados sobre melhorias ou diferenciais desejados em um determinado produto, provavelmente repetirão tudo o que já conhecem com um “mais” frente: “Mais memória”, por exemplo. Ou reclamarão sobre algo que já existe ou falta no produto. Ou seja, idéias inovadoras não saem da cabeça dos consumidores.

Uma idéia inovadora nasce de uma necessidade oculta, percebida por quem vai muito além de uma pesquisa de mercado, se insere, imagina ou vive o dia-a-dia dos consumidores, com uma boa dose de intuição.

Posts relacionados:

3 Comments »

  1. Marcos Said,

    February 18, 2008 @ 09:16

    Acho que vc está sendo simplista na sua avaliação, é comum aos Techies pensarem em inovação apenas como mais tecnologia aos produtos. No caso do iPod, o design e a facilidade de uso, tanto nos controles quanto na integração, além da capacidade gigantesca dos modelos mais avançados, foram as inovações que fizeram um produto de sucesso. E tb acho que uma pesquisa de mercado poderia levar sim à criação de um produto mais simples … para que qualquer um pudesse utilizar. Várias vezes já vimos isso, o simples se sobrepor ao poderoso e cheio de recursos … veja a tela inicial do Google, ou a simplicidade de uso do Orkut !

  2. anonimo Said,

    February 22, 2008 @ 08:02

    basta v como as drogas das novelas sao inovadoras :(

  3. renatoshira Said,

    February 22, 2008 @ 18:55

    Marcos
    Infelizmente não acredito que o Ipod tenha inovado pelo fato de ter um melhor design e iteratividade. O Design é um meio e não um fim para sua inovação, que foi transformar um Mp3 Player em objeto de status.

    Pesquisas de mercado trazem apenas números, enquanto inovação precisa de inteligência e imaginação.

Leave a Comment