Brainstorm não funciona

Walter Longo, mentor de inovação da Newcomm, antenadíssimo e muito experiente, em uma entrevista comentou sobre o uso do brainstorm como modo de criação. Tenho a mesma opinião que ele: se uma equipe é chamada desavisada para um brainstorm, não funciona.

Aqui está porque:

1. As pessoas precisam de tempo para pensar.


2. As pessoas têm dificuldade em dizer tudo o que pensam em público. Ainda mais em uma posição fragilizada em que não puderam organizar previamente suas idéias.


3. As pessoas ou pensam ou ouvem.


4.As pessoas não conseguem formular rapidamente contra-argumentações racionais para suas inquietações.

    Brainstorm funciona melhor se houver um tempo prévio para que todos possam pensar e articular suas idéias. Aí então se são expostas as idéias e todo o processo anda, de forma mais construtiva.

    [OFF]

    - Fui nomeado um dos Top empreendedores da blogosfera brasileira. Obrigado!

    - O Meiobit fez um apanhado de fotos de onde os blogueiros trabalham. Ficou muito legal.

    Posts relacionados:

    1 Comment »

    1. Guilherme Serrano Said,

      February 27, 2008 @ 14:00

      Buenas Renato,

      Primeiro parabéns pelo blog, muita informação bacana, mas sobre tua opinião do Brainstorm eu tenho que discordar. Concordo que pensar previamente pode ser bom – mas podem acontecer bloqueios mentais, como a “síndrome do primeiro amor”… acredito que o brainstorm é uma ferramenta legal apra estímulo da criatividade, mas nenhuma idéia que sair de um brainstorm “de surpresa” vai ser a completa resolução de um problema.

      Mas a junção de várias soluções e a lapidação torna o brainstorm, ao meu ver, uma excelente forma de sugar toda a criatividade (por mais absurda que seja) dos participantes. :)

      Mais uma vez parabéns pelo blog!

    Leave a Comment