Design do myspace é muito bom

myspace_brasil.gif

Todo mundo fala da feiura indiscutível do Myspace. Vou fazer um papel aqui quase suicida, onde defendo que o design do Myspace é muito bom.

Meu argumento é que design bom é design que funciona. Simples assim. Então por esse ponto de vista, um design feio, horrível, mal organizado, que não passaria em qualquer teste de usabilidade pode ser um bom design. Meu pensamento é esse, e parece ridículo até para mim.

Mas vamos olhar as coisas de outro ponto de vista. O design feio e desorganizado do Myspace não teria ajudado a reforçar o senso de comunidade, caos e desorganização do conteúdo gerado pelo usuário, dando personalidade e pessoalidade às suas páginas ? Também, não teria sido seu bug no design que permitiu que as pessoas alterassem cores e formatos em suas páginas e permitindo que superasse o então líder Friendster ? Além disso, não foi esse mesmo design horripilante e deorganizado que contribuiu para que o Myspace se tornasse uma plataforma de improvisação, permitindo a criação de perfis de músicos, artistas, filmes e empresas ?

Se sim, então o design do myspace não é um design que funciona ?! Então, o design do myspace é muito bom.

c.q.d.

Posts relacionados:

6 Comments »

  1. Bandas e mais bandas via MySpace « Democracia LTDA Said,

    February 18, 2008 @ 23:35

    [...] o post Desing do myspace é muito bom do renatoshira, eu fui investigar e achei várias bandas locais (pra mim, mas mesmo assim não tenho [...]

  2. Marco Gomes Said,

    February 19, 2008 @ 21:46

    Mandou ver! Eu acho o MySpace HORRENDO e MUITO mal feito, com usabilidade SOFRÍVEL, mas seus argumentos realmente são bons!

    Principalmente quanto a bug que permitiu personalizações, levando o MySpace à liderança.

  3. Gustavo Said,

    February 20, 2008 @ 13:54

    Argumento interessante, mas, se foi bug não foi intencional, quer dizer que eles fizeram um bom design sem querer. Não tem como dar muito mérito para os caras, foi uma cagada que deu certo.

  4. amendoin Said,

    February 20, 2008 @ 16:47

    nossa senhora
    o site so funcionou pq era bugado naum foi projetado pra ter sucesso e vc vem com essa besteirada toda?

  5. renatoshira Said,

    February 22, 2008 @ 18:58

    Gustavo e pequeno amendoin
    Nunca disse que o havia intenção alguma da equipe do Myspace em fazer um bom design de interface. Se tivesse, provavelmente teria saído pior.

  6. tomas Said,

    February 23, 2008 @ 11:38

    Também concordo, o Paul Buchheit do FriendFeed escreveu no blog dele (http://paulbuchheit.blogspot.com/2008/02/most-import-thing-to-understand-about.html) algo parecido ele disse mais ou menos o seguinte: não adianta você ter um ótimo design e ótimos profissionais trabalhando em uma idéia que as pessoas não querem ou precisam.

    Agora péssimos designs (Google, Myspace) podem ser um grande sucesso se as pessoas querem e/ou precisam o produto que você está lançando…

    Mas eu também acho que o caso do Myspace também teve uma boa dose de sorte…

Leave a Comment