RSS para as massas é um fracasso

rss1.png

Já disse isso pessoalmente a alguns blogueiros em barcamps, blogcamps, etc.

Muita gente já tentou explicar para muita gente o que é RSS. Não adianta, um usuário comum não vai entender. XML? URL? RSS? ATOM? FEED? Esqueça. Sob esse ponto de vista e considerando a utilização proporcional do RSS entre os usuários de internet, em vários anos de existência, não tem como considerar o RSS um sucesso de utilização em massa. E nunca vai ser, da maneira com que é “vendido” hoje. Sucesso é “email”, “orkut”, “site”, “fórum”.

Feeds são infraestrutura e não ferramentas. São a base tecnológica que pode servir para a construção de um conceito, de acompanhar acontecimentos de modo descentralizado. Os “feeds” (atualizações dos amigos) do Orkut e Facebook são bons exemplos de implementação do conceito, que poderia utilizar RSS ou ATOM como infraestrutura.

Por esse motivo os próximos navegadores devem vir com um suporte que permita utilizar essa base tecnológica. Um botão “acompanhar atualizações dessa página” com uma barra lateral que mostra essas atualizações de modo simples, poderia ser uma opção. Mas sai pra lá com essa de “RSS”, “FEED” e cia ltda.

Posts relacionados:

16 Comments »

  1. meiragoncalves Said,

    February 25, 2008 @ 09:19

    Você tem toda a razão.
    Existem muitos conceitos que simplesmente não pegam ao usuário comum, às massas da internet.
    Tais usuários querem simplesmente desfrutar dos benefícios tecnológicos, sem ter que entender detalhes de funcionamento.
    Isso é comum – quantos de nós entendemos a fundo como funciona um carro ? – mas é perigoso, pois é aí que os malwares se aproveitam para invadir nossos PCs.
    Por falar nisso, quantos usuários sabem o que é um malware ?

  2. Marcelo Terça-Nada Said,

    February 25, 2008 @ 09:48

    Oi Renato,
    Muito boa sua colocação. Duas aplicações do RSS que considero bem sucedidas são: o envio de RSS por email e as ferramentas de exibir notícias de um site em outro (no blogger e no wordpress por exemplo isso é super fácil de fazer).

    Abraços,
    Marcelo

  3. Bruno Said,

    February 25, 2008 @ 10:18

    Eu pensei que só eu achava isso.
    Mas acredito que quando o IE integrar um leitor de feeds intuitivo (como o do Opera) a situação mude.

  4. Micox Said,

    February 25, 2008 @ 11:17

    Ótima colocação.
    só de falar um termo “em ingles” o povo já fica com medo.
    “Atualizações desta página” é muito mais amigável.

  5. Felipe Hummel Said,

    February 25, 2008 @ 12:59

    Muito interessante sua opinião.

    De fato, RSS não pode ser considerado um produto final para o usuário, como ainda é colocado. Ele deve ser um “meio” e não o fim.

    Eu mesmo, já tive algumas idéias para usar os Feeds para produzir um serviço.

    É algo a se pensar!

    Abraço!

  6. Mário Marinato Said,

    February 25, 2008 @ 13:00

    Realmente a coisa não pegou como deveria pegar, pois feeds são um recurso muito bom. Só discordo da questão de que o nome em inglês assusta: todo mundo deixa “scraps” por aí e ninguém nunca reclamou do nome.

  7. Sérgio Luiz Araújo Silva Said,

    February 25, 2008 @ 13:22

    De fato o usuário médio se enquadra na categoria “empurrador de mouse”, na média as pessoas aprendem “windows” e não informática, aprender a clicar em botões acessar o orkut, conversar via msn e salvar no Desktop ou Meus documentos, algo além disso faz com que os dois neurônios tico e teco entrem em polvorosa. :)

  8. Marcos Said,

    February 25, 2008 @ 13:33

    Esse é um assunto que eu queria ter escrito há um tempo e de fato os feeds ainda não caíram no gosto das massas, e acredito que infelizmente não vai cair, pelo menos até a Microsoft não colocar junto com o Windows e com o IE.

  9. Marcus Danillo Said,

    February 25, 2008 @ 13:51

    De que data são esses comentários? A Microsoft já colocou um leitor RSS no IE7. É um fracasso, verdade, mas colocou.

  10. Desenrola.com Said,

    February 25, 2008 @ 19:50

    Cerca de 4% das pessoas que utilizam a internet sabem o que é RSS, mas a intenção de lhe manter atualizado, com um pequeno trafego de rede é bem interessante…

  11. Pedro Paulo Said,

    February 25, 2008 @ 22:10

    Os navegadores estão de forma lenta e gradual adotando tais características apontadas por você. Por experiência própria digo que somente quando encontro uma utilidade para alguma tecnologia é que passo a me interessar por ela. Felizmente com uma maior feedificação dos sites a gama de possibilidades de uso do RSS é bem maior.

    Aliada a isso, também é importante uma didática simples para tentar fazer a assimilação e entendimento da tecnologia.

    Meus dois cents para a popularização dos feeds RSS é o Projeto RSSficado 2, um wiki sucessor espiritual do antigo projeto, ampliado e revisado.

  12. rascunho » Blog Archive » links for 2008-02-26 Said,

    February 26, 2008 @ 17:20

    [...] RSS para as massas é um fracasso « Shirakashi XML? URL? RSS? ATOM? FEED? Esqueça. (tags: shirakashi.wordpress.com 2008 mes1 dia26 at_tecp RSS crítica blog_post) [...]

  13. Frank Marcel Said,

    February 26, 2008 @ 21:15

    Olá!

    Acredito que em parte você até tem razão. Mas acredito também que falta ao usuário final uma experiência direta com um agregador de feeds, por exemplo o google reader.

    Eu comecei a botar fé em rss a partir dele. Sempre cadastro feeds lá. Mas antes, eu ignorava.

    A partir do momento que os usuários descobrirem e se habituarem/familiarizarem com um leitor rss, a moda pega. Até lá, não adianta realmente esperar um grande retorno.

    Abraços!

  14. fongfengmode Said,

    February 26, 2008 @ 23:53

    “An exellent post on a good blog, you can make some money with your blog, like me at http://blogmakemoney2.blogspot.com“

  15. Walmar Andrade Said,

    February 27, 2008 @ 08:22

    Concordo que atualmente seja, mas discordo do “nunca vai ser”. Quando o DVD chegou por aqui e não emplacou durante anos, também disseram que ele era um fracasso. E hoje em dia não se encontram mais locadoras de VHS. Acho que é só questão de tempo…

  16. Gustavo Said,

    February 27, 2008 @ 16:25

    A Massa sempre foi e vai continuar sendo medíocre, e eu procuro não dar bola para isso, é revoltante ler noticias como: o orkut é o site mais acessado do Brasil, Big Brother 8 é o termo mais procurado no google, etc. A massa gosta é disso, RSS passa longe das preocupações de um usuário comum.

    “internet is for porn.”

Leave a Comment