A inteligência coletiva é conservadora

wisdom_crowds.jpg

Em tempos de Web2.0 muito se fala de inteligência coletiva e sabedoria da mutidões. Realmente, uma construção sem precedentes de conhecimento vem sendo produzida e compatilhada, com uma qualidade indiscutível. Basta citar o maior caso da atualidade: a Wikipedia.

Entretanto, a inteligência coletiva não é capaz de inovar. As sementes da inovação, a criatividade, a loucura, o aleatório, o nonsense, não estão fortemente presentes na inteligência coletiva. A sabedoria das multidões é muito boa em otimizar sistemas, desenvolver sistemas racionais, documentar e aproveitar ao máximo o senso comum, prover e desenlvolver idéias tidas como corretas. Mas idéias malucas fora do senso comum são descartadas pelo coletivo pois, a princípio, não são corretas.

Como seria um quadro desenhado e revisado por diversos pintores do mundo inteiro ? Talvez fosse tecnicamente perfeito. Mas estaria a altura de um picasso ? Hoje, o grande adversário da inteligência coletiva são a criatividade e inovação, que contam com uma grande arma mágica: o inesperado.

Posts relacionados:

1 Comment »

  1. fredcutty Said,

    August 7, 2008 @ 18:34

    Boa definição para o fato de da inteligência coletiva não ser capaz de ser inovadora, acredito que a inteligência coletiva, nada mais é do que a competência pessoal utilizada através do ponto de vista de cada um sobre determinado assunto, a visão das pessoas são diferentes por essência humana, e geralemente idéias surgem em “uma” pessoa, acredito que querem dizer através do termo inteligência coletiva, que apartir disso será possível apenas mapear as competências pessoais para fins de análise, e manter um possível controle (no melhor sentido da frase) do conhecimento das pessoas através da conhecida gestão do conhecimento

Leave a Comment