Facebook não passa de um joguinho

travelpod.gif

A possibilidade de inserir aplicações sociais no seu perfil do Facebook é fantástica. Muitas possibilidades se abrem e um novo paradigma começa a ser criado. Mas tudo tem seu preço. A complexidade tem seu preço.

As aplicações do Facebook, em sua grande maioria de carácter lúdico competem diretamente com aspectos sociais do site (scraps, fotos e vídeos). Nas atualizações da home, por exemplo, milhares aplicações de jogos competem diretamente e de igual para igual com meia dúzia relacionadas diretamente a scraps e fotos, o coração da socialização em redes sociais. Não era de se esperar menos do que a retração da socialização no Facebook. Os joguinhos matam a socialização do Facebook. O resultado é que o Facebook não é tão bom para se socializar online, como são o Orkut e o Myspace.

Não estou dizendo que esse mercado lúdico não seja interessante, é enorme, mas é muito mais frágil que o mercado de socialização. Todo mundo precisa de socialização em um nível mais básico do que as brincadeiras e jogos.

Acho que é possível, dentro de algum limite, ser complexo e parecer simples o suficiente. Veja o Microsoft Word, por exemplo, com milhares de funcionalidades ainda consegue manter o software utilizável por uma pessoa que quer fazer um simples texto. No Facebook quem quer apenas socializar, tem dificuldades. Espero que com o OpenSocial, o Orkut não siga o mesmo caminho…

Agora um vídeo interessante que está rolando por ai …

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3ZzP_69ZTFk]

Posts relacionados:

5 Comments »

  1. Cristiano Casagrande Said,

    March 13, 2008 @ 10:25

    Olá Renato!

    Realmente parece que o Facebook não se preocupa tanto com o seu formato. Uso essa rede social apenas para contatos internacionais, já que é a preferida pelo mundo a fora. Mas, para mim ainda é muito confusa.

    Imagino que o Orkut deva seguir o mesmo caminho para tentar concorrer em nível mundial.

  2. rascunho » Blog Archive » links for 2008-03-13 Said,

    March 13, 2008 @ 17:21

    [...] Facebook não passa de um joguinho « Shirakashi Os joguinhos matam a socialização do Facebook (tags: shirakashi.wordpress.com 2008 mes2 dia13 at_tecp facebook crítica games OpenSocial) [...]

  3. Calazans Said,

    March 22, 2008 @ 12:36

    Parabéns, pelo seu blog, Renato. Discordo de boa parte de suas opiniões, mas é um dos poucos que trazem informação nova e opinião de qualidade.
    Abraços

  4. Renato Shirakashi Said,

    March 24, 2008 @ 20:17

    Olá Calazans

    Obrigado pelo comentário. Também fico feliz que discorde da maioria das opiniões!

    Um grande abraço
    Renato

  5. Phoenix7 Said,

    June 14, 2008 @ 11:09

    Em parte tem razão, quando eu migrei pro facebook foi porque precisava de um lugar pros meus amigos favoritos que fiz através do orkut.

    Não consegui me socializar com pessoas diferentes no facebook, mas trouxe as melhores amizades para um lugar mais privativo e funcional.

    Creio que se eu me esforçar mais posso encontrar pessoas bacanas no facebook, mas está complicado encontrar pessoas com interesses comuns. O facebook já está em português, espero que com isso atraia mais indivíduos e que não vire apenas entretenimento como é o orkut.

Leave a Comment