Twitter nunca será um facebook, myspace, google …

facebook-twitter.jpg

Muito se fala, em determinados nichos, do Twitter como a nova sensação do momento. Realmente, o twitter é fantástico, principalmente por fazer tudo o que faz em uma única tela, com posts de 140 caracteres. É um tiro certeiro, com ótima implementação. Pena que nunca será um Facebook, Myspace, etc…

É simples: ele não é tao abrangente como uma comunidade virtual generalista. Não estou falando da competência dos fundadores de fazer algo abrangente, mas sim que o conceito da ferramenta não permite.

O twitter é bom para pequenos grupos de amigos jovens que sempre mantém contato e profissionais de comunicação. Para outros tipos de relações, as comunidades virtuais generalistas são melhores. Não faz sentido manter um grau tão grande de conexão, atenção e interação com amigos que não sejam próximos, o que restringe bastante a abrangência da ferramenta.

Então, não dá para falar que ele baterá as atuais comunidades virtuais. Nem hoje, nem nunca.

PS.: Nem o friendfeed.

Posts relacionados:

6 Comments »

  1. Felipe Hummel Said,

    March 25, 2008 @ 00:21

    Ainda não sei se um dia vou utilizar o twitter. Para mim ainda parece algo muito pessoal, muito Instant messenger hehe
    Além de que tenho poucos conhecidos próximos que usam a ferramenta.

    Algumas twitters que cheguei a dar uma olhada, entendi pouca coisa, boa parte dos posts eram conversas.
    Enfim…

    Abraço!

  2. Cristiano Casagrande Said,

    March 25, 2008 @ 09:18

    Bom dia, Renato!

    O Twitter é uma ferramenta, algo que veio para auxiliar a comunicação web. Eu acho muito útil, mas depende do uso que cada um faz.

    E depende do número de seguidores que você tem! Imagine postar uma pergunta ou uma informação e ela ser vista por milhares na mesma hora. É o caso destes perfis: http://www.twitterholic.com

    Verifique você mesmo a repercussão de uma simples frase no Twitter: http://quotably.com/interney

    Por isso, acredito que a força do Twitter não está em sua página principal, mas sim na sua API!

    Grande abraço.

  3. Ronaldo Said,

    March 26, 2008 @ 01:20

    Considerando que nenhum dos três textos referenciados no início deste texto considera o Twitter a revolução que você implica ser definida pelos mesmos, o seu ponto fica meio vazio.

    Eu ainda estou para ver alguém considerar o Twitter equivante–mesmo que em um grau minúsculo–ao Facebook ou MySpace, que se dirá de um Google. O Twitter é mais um water cooler, o que propicia um retorno rápido sem, entretato, pretender mais do que isso.

  4. Daniel Heise Said,

    March 26, 2008 @ 23:00

    Para uso pessoal ainda não consegui usar, mas vejo uma aplicabilidade muito boa para divulgar informações curtas e sequenciais como na cobertura de algum acontecimento/evento.
    De qualquer forma fica, para mim, com uma cara de informação frenética e na grande maioria das vezes, totalmente desnecessária.

  5. Twitter e a síndrome do Orkut « Shirakashi Said,

    April 17, 2008 @ 10:41

    [...] sou contra a utilização do serviço como entretenimento e convívio social, acho que para grupos de amigos próximos funciona muito bem, estou observando que está acontecendo exatamente o que aconteceu com o Orkut. Em seu início, [...]

  6. Twitter chegando nas massas « Shirakashi Said,

    May 19, 2008 @ 23:49

    [...] aposta continua sendo que ele não será um fenômeno nas proporções de myspace e [...]

Leave a Comment