Wii no trabalho não é gestão de pessoas

Esse post é em homenagem a esse ótimo post do Ubiratan, também reportado no blog-de-links do Diego.

Hoje em dia é modinha ter Wii, jogos de tabuleiro, mesa de sinuca e tudo mais para motivar os funcionários. Alguns até filmam e colocam na net. Até aí tudo bem. Mas achar que isso é gestão de pessoas, que isso traz resultados diretos para a empresa e para os funcionários é outra história.

Gestão de pessoas é outra coisa. Não adianta nada todo esse arsenal de motivação se os funcionários não estão nem aí para o que a empresa faz, não sabem e nem se envolvem com sua estratégia, proposta, valores. Ou seja, se não sentem que a empresa faz parte da vida deles e que aquilo é um ambiente de aprendizado mútuo. O que segura um bom funcionário é seu envolvimento direto com a empresa e não com seu salão de jogos.

Uma empresa com recursos de motivação, mas sem gestão de pessoas é como uma mulher bonita e burra. Só é útil para mostrar para os outros.

Ter um Wii para os funcionários é desejável, mas é maquiagem, perfumaria.

Posts relacionados:

7 Comments »

  1. Fabio Seixas Said,

    August 8, 2008 @ 21:37

    Renato, tenho que discordar em partes. Esse tipo de motivador é apenas uma das ferramentas de gestão de pessoas. É obvio que jogos, etc não seguram funcionários mas serve para criar um ambiente de trabalho que favorece a criatividade.

  2. Renato Shirakashi Said,

    August 8, 2008 @ 23:39

    Olá Fábio

    Não vi a parte no seu comentário que discorda de minha opinião. Não disse que os jogos, etc, não favorecem a criatividade. Só que antes desse artifício para “estimular a criatividade”, é preciso trabalhar algumas coisas mais importantes.

    Abs

  3. Keika Said,

    August 9, 2008 @ 00:15

    Oi Shira!

    Que FANTÁSTICO o que você disse.
    … …. comento depois.. ( sabe que eu me empolgo né?)

    Mas foi Perfeito !
    Você me surpreende a cada dia.
    beijo

  4. Inês Said,

    August 13, 2008 @ 10:04

    Se jogar Wii estimulasse tanto a criatividade assim eu seria a pessoa mais criativa do mundo. Ter um wii na empresa pode deixar os funcionários felizes e tal, “ou vamos jogar um pouco de wii depois do almoço?” Mas só isso. Wii é diversão e usar isso como instrumento de trabalho de desculpa de vagabundo.

  5. Teilor Said,

    August 13, 2008 @ 14:12

    Eu acredito que em ambientes de trabalho onde a criatividade é essencial para o desenvolvimento das tarefas, colocar passatempos é uma ótima maneira de estimular os funcionários. O videogame pode servir como um momento de descanso da atividade principal afim de que o funcionários não tenha o prazer natural de desenvolve-la diminuído pela rotina imposta. Porém fora desse cenário, ter um Wii no trabalho, só serve como um agrado para os funcionários e pode não ter retorno nenhum retorno efetivo para a empresa.

    Quero um Wii no meu trabalho!

  6. Mariano Said,

    August 14, 2008 @ 14:57

    Po adoraria jogar wii no meu trabalho, gestão de pessoas é capacitar pessoas pra trazer re$ultado$ para a empresa.
    abraços
    http://www.boovox.com.br

  7. Rafael Bucco Said,

    August 14, 2008 @ 20:52

    Eu concordo, e essa é uma coisa que a gente questiona mto na Results. Motivar é preciso, mas corre o o risco de virar prêmio à preguiça se mal executada. Abs!

Leave a Comment