O caminho para o sucesso está escancarado

Muita gente dá a receita pronta para o caminho do sucesso. E o pior, a maioria deles pode estar correto. Mas por que então tão pouca gente consegue chegar lá ? O problema é que sabe-se o que fazer, mas não como. Vou explicar.

Muitos devem ter lido o livro “A Estratégia do Oceano Azul“, uma compilação popular de conceitos difundidos de posicionamento e proposta de valor como diferenciação. Lá, nesse livro simplório, está a fórmula: gere uma proposta de valor diferenciada. Parece fácil. Então você vai lá, e você trava. Por quê ? A razão é que mais cedo ou mais tarde, seja qual método você utilizar, você vai ter que lidar com, entender, o ponto central de tudo isso: as pessoas. Entender pessoas é entender mercados. E é necessário usar essa compreensão para fazer relações de causa e efeito essenciais. Não adianta nada entender o que é uma proposta de valor se não consegue entender o que é valor para as pessoas, abstrair necessidades implícitas e latentes. Enfim, entender melhor o ser humano.

O caminho está aí, escancarado, mas poucas pessoas entendem o que realmente interessa para conseguir traçá-lo. Percepção são nossos olhos, num mundo onde nos livros estão somente os mapas.

Reblog this post [with Zemanta]

Posts relacionados:

5 Comments »

  1. Allan Panossian Said,

    August 27, 2008 @ 12:43

    Lidar com pessoas é a principal dificuldade, mas com certeza não a única!

    Coragem de botar a cara a tapa, de se arriscar, de manter-se animado, de ter que correr atrás das coisas para elas acontecerem….

    Coisas simples, mas que na prática é muito difícil de manter

  2. Mr. Garone Said,

    August 27, 2008 @ 19:36

    “Lidar Com duas coisas não é nada fácil a 1º pessoas e 2º Capital ou dinheiro”

    Nesse caso realizo uma estratégia com objetivos e metas e depois resolvo o problema do capital em seguida as pessoas, porém temos que fazem o trabalho completo estimulando as pessoas críticarem e questionarem até chegarem a um senso comum, porém fazer tal coisa e muito difícil, pois a cultura de nosso país e aquela velha ditadura….

    As pessoas não criticam e nem questionam, mas tanto a crítica como o questionamentos faz a coisa ficar verdadeiramente diferente de tudo, logo podemos colocar em pratica!

    Mas se resolver o problema de pessoas primeiro e depois o capital trava tudo, pois precisa de tempo para trabalhar com pessoas e não adianta ter pressa, pois poderá virar uma bola de neve de problemas, aí não resolve nem um e nem outro e se resolver será muito difícil….

  3. Rafael Kiss Said,

    September 19, 2008 @ 11:22

    Oi Shira!

    É, realmente esse post é o inicio de uma ótima discussão.

    Lidar com pessoas é algo imprecindivel para o sucesso de qualquer tipo de empreitada, desde a reforma da cozinha, até a venda de uma instituição financeira.

    Sabemos que a semântica correta no momento certo gera negócios milhonários.

    Se começarmos a pensar no tocante do autoconhecimento e gestão, veremos que temos de lidar com nós mesmos.
    Ai temos mais um interessante assunto!

    Numa amplitude mais macroscópica, há uma bilbiografia que voltou a “moda” agora, um livro do Saramago que li a muitos anos e virou filme “Ensaio sobre a cegueira”.
    Aos mais “imaginativos” passa um ótimo conjunto de mensagens sobre isso!
    Recomendo!

    Forte Abraço!

  4. Rei da Cocada Preta Said,

    October 16, 2008 @ 06:49

    Compreender pessoas x ter grana x um bom modelo de negócios web 2.0 x domínio da tecnologia adequada = U$$$$$$$ na Internet, o caminho é compreender e aplicar a equação multiplicando todos os fatores com precisão matemática.

  5. Rei da Cocada Preta Said,

    October 16, 2008 @ 07:03

    Você me inspirou a escrever um artigo sobre o caminho do sucesso na Internet.
    http://www.reidacocadapreta.com.br/2008/10/16/o-caminho-do-sucesso-na-internet/

Leave a Comment