Case Blogblogs: a web colaborativa é perigosa

A liberdade e colaboração na web é como um megafone. Para ações bem realizadas, a colaboração funciona como um propulsor para levar sua mensagem ao número máximo de pessoas. O problema é quando as ações não saem exatamente como esperado e não são bem aceitas pelos usuários. Aí fica extremamente perigoso, pois o poder de destruição da web também é muito grande.

O caso BlogBlogs está ocorrendo exatamente nesse momento (10 Dez 2008, 11:30). Como estratégia de divulgação do novo site, foi colocada uma tela de manutenção que simulava o site hackeado, um aviso de que aquilo era brincadeira e um link que levava a um live stream do escritório da empresa.

O problema é que muita gente não gostou. Não vou entrar no mérito de julgar a ação, mas o fato é que muita gente não gostou nem um pouco. E aí começaram uma série de comentários no twitter e no livechat destruindo a credibilidade do Blogblogs. O negócio ficou feio. No chat, muitos xingamentos, brigas. No twitter, muitos criticando a ação e alguns até prometendo retirar os widgets dos seus blogs.

Diante disso, temos que repensar alguns fatos, antes de lidar com estratégias arriscadas na web 2.0:

1. Existem evangelizadores assim como existem “destruidores” (trolls). Reclamar não adianta, você deve lidar com o fato. Procurar fazer algo que incentive os evangelizadores e acalme os “destruidores”.

2. Ações não funcionam para todos os grupos de pessoas(usuários). A ação do BlogBlogs não foi bem entendida por todos que visitaram o site. Claro, pois quem mais acessa o site são leitores e não blogueiros. E o leitor em geral não entendeu. Então você atingiu a todos os usuários (eventualmente retirando credibilidade do serviço) e esperando atingir pequena parte deles.

3. Destruir é mais fácil que construir. Uma ação que tem um risco igual de ser destrutiva e construtiva, deve cair no lado destrutivo.

Posts relacionados:

6 Comments »

  1. Allan Panossian Said,

    December 10, 2008 @ 08:31

    Eu concordei plenamente com o item 2!

    Inclusive o widget de visitante parou de funcionar com essa brincadeira e muitos blogs ficaram com um buraco estranho no template.

    É imprescindível serviços que façam outros sites dependederem deles (blogblogs, google analytics, youtube, etc) tenham uma disponibilidade de 100%.

  2. rafael apocalypse Said,

    December 11, 2008 @ 11:04

    Olá Renato,

    sua observação não é de toda errada, alguns pontos, principalmente quando você cita que é preciso tomar cuidado com o que as campanhas podem refletir é realmente importante, mas existe algo além disso.

    Nossa intenção ao fazer o ‘d3f4c3d’ durante a migração era, exatamente, gerar todo o buzz e expectativa que conseguimos. A campanha foi um sucesso! Nossos objetivos foram atingidos, geramos buzz, fomentamos conversas.

    Muitos usuários e ‘passantes’ entraram em contato com a gente, o telefone tocou várias vezes, alguns aborrecidos, outros se divertindo, e, no final, todo mundo falando da novidade.

    Realmente ações não funcionam para todos os grupos, já dizia o ditado: “é impossível agradar a gregos e troianos.” Agradamos a quem queriamos, a ação teve foco.

    Allan, é impossível manter um serviço, 100% do tempo, durante a migração, existiu a necessidade de impedir alterações na base de dados, que sofreria mudanças, e para evitar perdas, é melhor interromper o acesso. Por isso nós ficamos ‘off’ durante algumas horas. Acredite, nas últimas semanas todo esse processo foi simulado diversas vezes, calculado, re-calculado, e calculado mais uma vez.

    Vocês vão gostar do resultado, temos certeza.

    Rafael Apocalypse, interface jedi da WebCo, BlogBlogs team, não falando em nome da empresa ou produto, apenas observações pessoais. :)

  3. Marco Gomes Said,

    December 11, 2008 @ 14:24

    Eu, pessoalmente, gostei muito da brincadeira, e como sempre, ri e fiquei ainda mais “simpático” com o time da WebCo (que faz o BlogBlogs).

    Porém, entendo seus argumentos e concordo que algo assim pode ser perigoso, mas não acho que a credibilidade do BlogBlogs tenha sido prejudicada por conta da brincadeira. Eles são assim mesmo, tem até L337 5P34K como “idioma” no Brasigo :)

  4. Renato Shirakashi Said,

    December 12, 2008 @ 05:20

    Olá Rafael

    Muito legal seu comentário e concordo com grande parte do que disse, principalmente quando fala que todo mundo estava comentando. Acho, porém, que se a ação fosse mais focada em sua execução, poderia evitar problemas com os trolls.

    Marco
    Também pessoalmente achei a brincadeira simpática, gerando ainda mais empatia com o time BlogBlogs.

    Por outro lado, acho que houve uma perda de credibilidade em alguns grupos sim, principalmente no grupo que usa as ferramentas do blogblogs em seus blogs. Nesse caso, é mais ou menos parecido como um médico, você quer algo estável e pode se irritar com alguma brincadeira, por mais bem humorada que seja, pois o seu está na reta.

  5. Mr. Garone Said,

    December 20, 2008 @ 08:06

    O problema do BlogBlogs, e diferente de tudo, pois foi uma ação sem base e bem mal avaliada pelos visitantes. Pois para fazer tal ação ele não deveria substimar, e isso acontece muito na WEB 2.0! Não me leve a mal Renato Shirakashi, porém o que falta na web 2.0 é clareza, ética e moral. O resto você constroe em cima disso e fica fácil quando você deixa uma nota na rede social explicando as bases éticas e morais.

    É mais fácil agradar gregos e troianos desse jeito, porém vou mais longe use toda ética e toda moral, assim não temerás com destruidores, pois os destruidores sempre irão bater na ética e na moral.

    Assim também poderá desenvolver o marketing e poderá tambem desenvolver o marketing de guerrilha, só assim você agrada todos e interrompe de uma vez por todas as ações de destruidores.

  6. A semana em 10 Links (10 de Janeiro) | Alejandro Suárez blog profissional Said,

    January 10, 2009 @ 02:53

    [...] Case Blogblogs: a web colaborativa é perigosa (Shirakashi) [...]

Leave a Comment