Generalização é a alma do negócio

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No último Social Media Brasil falei sobre “4 erros estratégicos simples cometidos na criação de redes sociais” (corporativas) e um usuário, via twitter, questionou meu slide  “Não faça o usuário pensar. Ninguém gosta de pensar”, por estar generalizando a questão.  Achei ótimo, pois era exatamente disso que eu estava falando: generalização como estratégia para executar projetos de sucesso.

O que a maioria de empreendedores e criadores de produtos procuram é escala. Um modelo de negócios que tenha escala permite crescer o faturamento sem crescer a estrutura na mesma proporção.  Um produto é, em essência, uma tentativa de se conseguir escala, desenvolvendo-o apenas uma vez e replicando-o sem custos adicionais. E como se consegue escala ? Generalizando.

A generalização é o resultado da descoberta de padrões que são comuns a um grupo de pessoas ou processos. Aí você tem uma possibilidade de ganho de escala. E esse então deve ser seu foco, atender a essas pessoas. A quem eventualmente não se aplicar não importa.  Deixar de generalizar pode ser um erro muito grave.

Por isso, repito mais uma vez: não se deve tentar agradar a todas as pessoas a todo o momento. Pelo menos criando negócios e produtos de Internet.

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5 Comments »

  1. keika Said,

    June 10, 2009 @ 20:02

    Perfeito!
    Inclusive foi exatamente a frase que eu “destaquei” ontem na minha “retwitada”.
    Justamente por isso.
    Essa foi a grande frase! A grande sacada é essa! Embora não seja a realidade de todos, se você pode atingir 95%, não tem porque querer mirar nos outros 5%.
    E não há motivo algum para se questionar o que é um fato.
    =D

    Parabéns!
    E como eu estou cansada de dizer.. você é um visionário!
    E obrigada por sempre compartilhar suas idéias.

    beijo
    keika

  2. Marcelo Chabes Said,

    June 11, 2009 @ 11:14

    Olá, tudo bom?
    Assinei o feed e é a primeira vez que comento aqui. Gostei do post e estou curioso sobre essa tal generalização.

    Minha pergunta é: Como saber oque é bom e comum pra todo mundo, quando você cria um produto de internet? É muito diferente de quando você tem uma loja e trabalhando lá, consegue um feedback NA HORA de como as pessoas estão se relacionando com aquele espaço que você criou para elas.

    Qual é a chave?
    Usar ferramentas de Web Analytics?
    Antes de o produto ser público, atrair Testers?
    Engajar as pessoas a sugerirem alterações no seu produto?

    Um abraço!

    Chabes

  3. Marcelo Chabes Said,

    June 11, 2009 @ 11:16

    *Se puder me enviar a resposta por e-mail, seria interessante. Gostaria muito de entender isso melhor.

    E seu blog não tem aquela checkbox “acompanhe os próximos comentários”.

    marcelochabes@gmail.com

    Eu agradeceria muito!
    []‘s

  4. Renato Shirakashi Said,

    June 11, 2009 @ 19:35

    Olá Marcelo

    Vou responder a sua pergunta em um novo post, acho que seria meçlhor, não é ?

    Oi Keika

    Obrigado pelo comentário, compartilhar minhas idéias é um prazer

    Um grande abraço
    Shira

  5. O melhor da semana em 10 links (04 de Julho) | Alejandro Suárez blog profissional Said,

    July 4, 2009 @ 02:58

    [...] Generalização é a alma do negócio por Shirakashi [...]

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